Durante nossas rotinas domésticas raramente pensamos quanto pequenas ações, como por um eletrodoméstico na tomada, podem ser arriscadas. Entre o trabalho, cuidar das crianças e descansar acabamos pensando pouco no quanto pequenas coisas que todos fazemos todos os dias podem causar sérios danos ou até incêndios. Algumas das principais causas de incêndios domésticos são a sobrecarga de instalações elétricas e falhas humanas.
Esses são 3 dos principais pontos para ficarmos atentos e nos prevenir.
Instalações Elétricas
Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) foram, em 2018, registrados 541 casos de incêndio resultante de sobrecarga da rede, 99% desses casos foram causados por curto-circuito. Alguns dos principais motivos são projetos elétricos clandestinos (“gatos”), instalações elétricas antigas, falta de manutenção e o uso de uma mesma tomada para diversos aparelhos.
Como prevenir?
Verifique se as tomadas estão esquentando com regularidade ou se disjuntores estão desarmando com frequência. No caso de a instalação ter mais de 5 anos está na hora de fazer manutenção. Devemos também evitar de usar a mesma tomada para vários equipamentos simultaneamente para não causarmos superaquecimentos ou curto-circuitos.
Instalações de Gás
As duas formas mais comuns de utilização de gás em nossas casas são o botijão de gás de cozinha ou o gás encanado, nos dois casos o grande perigo está em vazamentos. Quando o gás inflamável se espalha em um ambiente fechado, qualquer faísca ou fonte de calor pode dar início a um incêndio.
Como prevenir?
No caso de botijões a recomendação é realizar a instalação em um local externo, aberto e bem ventilado, comprar sempre de revendas autorizadas e checar regularmente se há vazamentos passando água e sabão ao redor da saída de gás e checar se bolhas se formam, caso elas se formem é um sinal de vazamento e precisa ser resolvido imediatamente. Aquecedores devem ser mantidos limpos e regulados, se sentir cheiro de gás não acenda luzes, pois uma faísca pode causar uma combustão, abra portas e janelas para permitir que o gás se dissipe e cheque se a válvula está funcionando corretamente e, no caso do problema persistir, faça uma revisão do seu sistema de gás.
Distração
Ações do dia-a-dia, como passar a roupa ou aquecer água no fogão podem, também, causar incêndios.
Como prevenir?
Ao passar roupa, tome cuidado para não esquecer o ferro apoiado em cima de tecidos e crie o hábito de tirar da tomada assim que terminar de passar ou quando precisar sair de perto dele por algum motivo. Enquanto estiver cozinhando, preste atenção quando deixar as panelas no fogo, mantenha panos e papéis longe do fogão, não deixe líquidos como álcool perto de fontes de calor. Tome cuidado, também, com óleo quente que quando aquecido por tempo prolongado pode pegar fogo, caso isso aconteça não jogue agua na panela, o choque térmico pode gerar uma explosão, abafe o fogo com a própria tampa da panela ou use o extintor apropriado.